Forma de Armazenamento de Energia Solar.
A biomassa é uma forma de armazenamento de energia solar. As plantas capturam energia do Sol com uma eficiência de cerca de 0,1%, transformam-na em energia química e armazena em sua estrutura celular (tronco, raízes, folhas, etc.).
Por definição a biomassa consiste na “fração biodegradável de produtos e resíduos provenientes da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), da silvicultura e das indústrias conexas, bem como a fração biodegradável de resíduos industriais e urbanos”.
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas e organismos autotróficos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2) juntamente com a água (H2O) e minerais que, no caso das plantas, são normalmente retirados do solo através das raízes. Este processo produz assim compostos orgânicos (glicose e amido) e oxigénio gasoso (O2).
Do processo resulta a criação de várias cadeias de carbono (hidratos de carbono). Algumas espécies de crescimento rápido quando jovens podem alcançar eficiências de conversão da energia solar em energia química de até 2%, sendo ainda de salientar que a fotossíntese é o único processo na Terra que fornece oxigénio aos organismos vivos.
O processo da fotossíntese permite à planta acumular energia a partir da luz para usar no seu metabolismo, formando a Adenosina-tri-fosfato (ATP), uma forma de armazenamento de energia química em organismos vivos.
© 2024. Inova Técnica | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Cliecom